quarta-feira, 18 de junho de 2008

Questionário sobre Análise de Balanço

1.O que é análise de balanços?
É uma análise que tem como objetivo extrair informações dos relatórios gerados pela contabilidade financeira, para a tomada de decisão, ou seja, através da análise das demonstrações ela passa aos gestores como anda a situação econômica e financeira da empresa em análise.

2.Qual a diferença entre dado e informação?
Através do estudo dos dados conseguimos gerar uma informação. No caso da análise de balanço os dados analisados são passados aos gestores em forma de informações para auxiliar na tomada de decisões.

3.Qual o papel do parecer da auditoria?
Os auditores trabalham em cima das informações geradas pelos contadores, depois da análise das informações é gerado um parecer muitas vezes com ressalvas, esses parecer trazem transparência para as pessoas ou empresas interessadas na situação da empresa.

4.Que relação se pode estabelecer entre a Contabilidade e a Análise de Balanços?
“A análise de balanço começa quando termina a Contabilidade”, ou seja, depois dos contadores realizarem o trabalho com os dados gerando as informações, começa a análise de balanços usando métodos para trabalhar as informações

5.Relacione os principais usuários da Análise de Balanços.
É utilizada por Contadores, Administradores, Gestores, Acionistas, Bancos, Governo, entre outros.

6.Quais as etapas básicas do processo de análise de balanços?
Escolha dos Indicadores> Comparações com Padrões> Diagnóstico Conclusões> Tomada de Decisões.

7.O que mostra a análise vertical?
Permite visualizar do lado do passivo a parcela de participação de cada fonte de recursos, isto é, de capital de terceiros e de capital próprio. Exemplo: saber a representatividade do ativo imobilizado em relação ao total do ativo permanente.

8.O que mostra a análise horizontal?
Denotar o crescimento de itens do balanço e das demonstrações de resultados (bem como de outros demonstrativos) através de períodos, a fim de caracterizar tendências.

9.O que mostra a análise por quocientes?
A análise por quocientes tem como objetivo verificar a situação Econômica e Financeira da empresa, ela é dividida em cinco índices: Liquidez, Endividamento, Estrutura, Rentabilidade, Atividade.

10.Qual a diferença entre Lucro Operacional e Lucro Líquido?
O lucro Operacional é obtido através da diferença entre lucro bruto e as despesas operacionais e o Lucro Líquido e a sobra líquida à disposição dos proprietários (sócios e acionistas).

11.Qual a diferença entre uma análise econômica e uma análise financeira?
A Análise Financeira refere-se a dinheiro. Dinamicamente, representa a variação de Caixa, já a Análise Econômica refere-se a Lucro, no sentido dinâmico e ao PL, sob a acepção estática.

12.Qual o produto final da Análise de Balanços?
Depois da análise do balanço patrimonial através de técnicas estudadas na matéria e lavrado relatório contábil, nesse relatório deve conter informações como Situação Financeira da Empresa, e econômica da empresa, desempenho, pontos fortes e fracos, tendências e Perspectivas, quadro evolutiva, aplicações de recursos, rentabilidade, erros da administração entre outros.

13.Comente: “Análise de Balanços versus Contabilidade Criativa”.
A análise de balanço gera um relatório que informa a situação da empresa de forma objetiva, ou seja mostra qual foi o resultado real e direto da análise. Já a contabilidade Criativa apresenta esse relatório de forma mais “apresentável” afim de melhorar a imagem da empresa! Mas essa contabilidade criativa traz alterações consideráveis aos demonstrativos da empresa podendo levar ao prejuízo.

14.Quais empresas são obrigadas a fazer a Análise de Balanços anual?
As empresas que são obrigadas são as Sociedades Anônimas, essas empresas são de capital aberto e a Análise de Balanço anual e obrigatória para que os acionistas possam saber como anda a saúde econômica e financeira da empresa na qual esta investindo seu dinheiro.

15.Quanto vale o Capital Humano de uma empresa?
O Capital Humano de grande importância nas organizações ele e composto pelas pessoas que trabalham na empresa que geram lucro que buscam clientes, enfim quem realmente faz a coisa funcionar. Ou seja e o valor que cada individuo tem na organização.

16.Oque é o Balanço Social?
O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa.

17.Qual a diferença entre Auditoria e Análise de Balanços?
Análise de balanços é através do cálculo e interpretação de indicadores de desempenho econômico-financeiro tais como liquidez, estrutura de capital e rentabilidade (ROA, ROI, EBITDA e EVA), e de utilização de outras técnicas tais como análises vertical, horizontal e setorial entre outras. A análise de balanços fornece subsídios para gerenciamento financeiro e operacional e a tomada de decisões da Empresa, enquanto a Auditoria tem função principal da Auditoria Contábil é de manifestar uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis de uma entidade, envolvendo todos os critérios adotados para sua elaboração, bem como todos os processos de registros e controles desenvolvidos internamente.

18.O que é contabilidade gerencial?
É uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios . De longa data os responsáveis pela gestão das empresas vem se convencendo que as informações contábeis são muito mais que apenas cálculos. Essas informação são de vital importância pra a tomada de decisões.

19.O que são indicadores não financeiros? Qual sua importância?
Trata-se de uma metodologia de mensuração do performance empresarial, base para o planejamento e execução da estratégia. Relativamente nova, criada em 1992 pelos professores de Harvard, Robert Kaplan e David Norton, essa metodologia tem atingido ótimos resultados e grau de satisfação em todo o mundo. São de grande importância e possível avaliar se a empresa está diminuindo a satisfação do consumidor ou executando bem outros pontos estratégicos, que no longo prazo afetarão os indicadores financeiros.

20.Qual a diferença entre análise fundamentalista e análise gráfica?
A Análise fundamentalista se baseia em avaliações econômico-financeiras das empresas. Normalmente é utilizada para aplicações de longo prazo - que olha para o futuro. Na análise gráfica, as decisões decorrem da visualização de gráficos, formando pelas cotações das ações (eixo vertical) em determinado período de tempo (eixo horizontal).

2 comentários:

Unknown disse...

muito bom me ajudou muito

Unknown disse...

Adorei muito foi util pra mi