quarta-feira, 18 de junho de 2008

Glossário

*Análise de Balanço: É a arte de extrair relações úteis para o objetivo econômico que se tem em mente, dos relatórios contábeis tradicionais e de suas extensões de detalhamento, se for o caso.

*Balanço Patrimonial: O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.

*Dado: Uma sequência de símbolos quantificados ou quantificáveis. Ex: Balanço Patrimonial.

*Informação: É uma abstração informal que representa que algo significativo para alguém.

*Ativo: Termo que determina propriedades ou itens de valor possuídos por uma empresa ou pessoa. No caso das empresas, representa todos os itens (caixa, estoques, créditos, imóveis, equipamentos, investimentos, etc.) que a empresa possui e que estão contabilizados em seu balanço patrimonial. Em geral, os ativos de uma empresa são alocados em três categorias, de acordo com a sua liquidez e duração (ativo circulante, realizável no longo prazo e permanente). O total de ativos de uma empresa equivale à soma dos seus passivos e de seu patrimônio líquido.

*Ativo Imobilizado: Composto da soma dos bens tangíveis utilizados nas atividades operacionais da empresa e que não devem ser convertidos em dinheiro, ou consumidos no curso das atividades da empresa (ex. imóveis, maquinário, equipamento, terrenos etc.).

*Ativo Permanente: reflete a soma dos ativos imobilizados (imóveis, maquinário etc.) e dos investimentos de longo prazo (participações em empresas coligadas etc.) de uma empresa.

*Rentabilidade: Termo usado para expressar a valorização (ou desvalorização) de um determinado investimento em termos percentuais, alguns analistas usam o termo retorno ao invés de rentabilidade.

*Resultado Bruto: Indicador que faz parte do demonstrativo de resultado de uma empresa, e que é determinado como sendo o lucro obtido pela empresa depois de se deduzir da receita líquida de vendas o custo de mercadorias vendidas. No caso dos bancos também pode se referir ao resultado bruto de intermediação financeira.

*Resultado Operacional: Indicador que faz parte do demonstrativo de resultado de uma empresa, e que é determinado como sendo o lucro obtido pela empresa depois de se deduzir da receita líquida de vendas o custo de mercadoria vendida, as despesas de pessoal, as despesas administrativas, as despesas financeiras e outras despesas operacionais.Trata-se de um conceito mais utilizado para empresas não financeiras.

*ROI - Retorno do Investimento: Indicador usado na análise de projetos, que é calculado dividindo-se o ganho obtido com o projeto sobre o montante aplicado neste projeto. Na área de marketing, refere-se ao retorno em termos de vendas sobre o investimento em propaganda, publicidade, anúncios.

*Liquidez: Liquidez: É um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca da economia.

*Endividamento: Como o mesmo nome diz e o garu do aumento das dividas de uma pessoa, de empresa ou de governo.

*Rentabilidade: Medida relativa entre o lucro obtido e o capital empregado para obtê-lo.

*Econômica: Refere-se ao lucro, no sentido dinâmico e ao PL, sob. Acepção estática.

*Financeira: Refere-se a dinheiro. . Dinamicamente representa a variação de caixa.

*Análise Vertical: Permite visualizar do lado do passivo a parcela de participação de cada fonte de recursos, isto é, de capital de terceiros e de capital próprio. Exemplo: saber a representatividade do ativo imobilizado em relação ao total do ativo permanente.

*Análise Horizontal: Denotar o crescimento de itens do balanço e das demonstrações de resultados (bem como de outros demonstrativos) através de períodos, a fim de caracterizar tendências.

Nenhum comentário: