quarta-feira, 18 de junho de 2008

“Indicadores financeiros X Indicadores não-financeiros: sua importância para a tomada de decisão”.



No cenário empresarial atual, a cada dia que se passa a concorrência tem sido maior, precisamos oferecer preço e qualidade para os clientes com mais vantagens que os nossos concorrentes. Para conseguir vantagem e preciso uma boa estratégia para a tomada de decisão dos gestores, uma das ferramentas mais importantes que os gestores possuem são os Indicadores financeiros que são fornecidos através da Análise financeira feita pelos Contadores. Através dessa Análise dos Balanços Patrimoniais vão ser produzidas informações de vital importância para a tomada de decisões, pois e através dessas informações que podemos saber como anda a saúde financeira e econômica da empresa, através dessas informações podemos saber como anda a disponibilidade de Capital, a capacidade de pegar suas dividas, o dependência do capital de terceiros, o que esta sendo feito com o lucro, a comparação do lucro com os exercícios anteriores, entre outras. Essas informações são fundamentais para a tomada de decisão, pois com a análise nas mãos e possível prever problemas futuros e tomar alguma atitude antes que o problema aconteça, a análise e utilizada de varias formas como, por exemplo, verificar se vale a pena investir dinheiro em ações da empresa, ou se no caso de empréstimo a empresa terá condições de pagar futuramente. Esse relatório gerado pela análise é de grande importância para a parte interna da empresa, mas deve-se tomar cuidado e sempre estar analisando junto ao ambiente externo da organização, pois através dessa comparação pode-se descobrir falhas e erros que se não forem sanados, podem levar um grande executivo ao erro podendo gerar prejuízos ao ate mesmo levar a empresa a falência.


Autor. Lucas Alves Cavazza

Núcleo Parlamentar de Estudos Contábeis e Tributários

A Fenacon promoveu na última quarta-feira (07/05/2008) na sua sede, em Brasília, um jantar com Deputados Federais para discutir a reativação do Núcleo Parlamentar de Estudos Contábeis e Tributários. Durante o encontro, que também contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do Paraná, Paulo Caetano, e do diretor-executivo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Dorgival Benjoino da Silva, o grupo discutiu a importância do setor contábil para o pleno desenvolvimento das empresas e a necessidade da recriação desse núcleo que irá discutir e acompanhar os principais projetos de interesse do segmento.

Histórico

Criado em 1996, com a finalidade de apoiar tecnicamente os parlamentares nas matérias tributárias, o núcleo prevê a integração entre o Congresso Nacional e os segmentos representados pela Fenacon e pelo CFC.Nesse sentido, cabe a essas entidades o monitoramento e o acompanhamento das composições legislativas de interesse, e, em casos de maior relevância, a participação de mobilizações com outros setores produtivos em defesa do desenvolvimento nacional. Exemplo disso foi o trabalho das entidades representativas do setor contábil pela aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Fonte: Portal Classe Contábil, 09/05/2008 (http://analisedebalanco.blogspot.com/)

ECONOMICO X FINANCEIRO

TER LUCRO, MAS NÃO TER DINHEIRO, E VICE-VERSA, E MAIS COMUM DO QUE PARECE, NA MAIORIA DAS EMPRESAS.

Talvez não existam palavras mais empregadas no mundo dos negócios do que econômico e financeiro.

Mesmo o trabalhador mais humilde dirá: Estou com problemas financeiros.

Em analises de balanços estes termos precisam ser muito definidos, pois, em caso contrario, se pode chegar à conclusão confusa.

ECONOMICO: Refere-se a lucro, no sentido dinâmico, de movimentação. Estatisticamente refere-se a Patrimônio Liquido.

FINANCEIRO: Refere-se a dinheiro. Dinamicamente, representa a variação de caixa. Estatisticamente, representa o saldo de caixa. O termo financeiro tem significado amplo e restrito. Quando encarado de forma restrita, refere-se a caixa; quando seu significado e amplo, refere-se a Caixa Circulante Liquido.

Resultado econômico e sinônimo de lucro (ou prejuízo). O lucro aumenta o Patrimônio Liquido, mas não as disponibilidades de dinheiro. Uma empresa pode estar em excelente situação econômica com imóveis, equipamentos, investimentos em outras empresas, mas sem dinheiro para pagar suas dividas. Algumas receitas e despesas não tem nenhum reflexo em dinheiro no exercício, como por exemplo, a depreciação, mas nem por isso deixam de ser lançadas na Demonstração do Resultado.

Poe essa razão, a analise de uma empresa deve tomar tanto a Demonstração do Resultado, que evidencia o lucro ou prejuízo, como uma entre duas demonstrações de natureza financeira possíveis: Demonstrações do Fluxo de Caixa ou Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos.

A DEMONTRACAO DO FLUXO DE CAIXA – Evidencia o movimento de caixa da empresa e serve para mostrar o resultado financeiro de curto prazo.

A DEMONSTRACAO DAS ORIGENS E APLICACOES DRE RECURSOS – Evidencia a variação do Capital Circulante Liquido e serve para mostrar o resultado financeiro de médio e logo prazo.

A variação do saldo de caixa mostra se a empresa conseguiu ou não aumentar as suas disponibilidades de dinheiro. Não há duvida de que, em caso positivo, a empresa estará momentaneamente melhorando a sua capacidade de pagamento. Resta saber se futuramente também tendera a melhorá-la ou se a melhora de hoje não se faz em detrimento da situação futura de caixa. Ai e que entra o Capital Circulante Liquido, uma espécie de valores monetários líquidos, do qual decore a capacidade de pagamento da empresa.

A receita operacional da empresa, por exemplo, gera Capital Circulante Liquido. Quando isso acontece, a empresa reforça a sua capacidade de pagar dividas de curto prazo. No momento do faturamento a prazo não entra dinheiro no caixa. Isso talvez possa, em certos casos, representar alguma dificuldade momentânea de caixa. Passados alguns dias, 30, 60, 90, conforme o prazo, a empresa recebe o dinheiro da venda e pode dispor dele para atender a seus compromissos.

Já um empréstimo bancário em que o dinheiro entra instantaneamente em Caixa, só melhora a situação financeira da empresa a curtíssimo prazo, pois, se o empréstimo a alivia hoje, dentro de 30, 60 ou 90 dias ira reivindicar pagamentos e poderá agravá-la conforme os juros. Ou seja, os empréstimos bancários na melhor das hipóteses, chutam para frente, na pior, e bola na marca do pênalti. Por is, certas entradas de caixa podem nada significar. Já os aumentos de Capital Circulante Liquido representam acréscimos no Ativo Circulante e/ou redução de Passivo Circulante que acabarão por desaguar no Caixa, melhorando a capacidade de pagamento da empresa. Por isso, o termo financeiro e muito mais bem empregado quando relacionado a Capital Circulante Liquido do que quando relacionado a Caixa.

Fonte: http://financas.administracao.zip.net/ Contato: administracao.financas@infonet.com.br

As importâncias da Análise de Balanço

Primeiro dia útil de cada ano me faz recordar algumas tendências peculiares. Refiro-me ao Balanço Patrimonial com data em 31/12. Neste exato dia, muitos dos números são só rascunho e inúmeros contadores (e auditores) correm contra o tempo para terminar o relatório anual, porque muitos tem prazo determinado para publicação. A importânia sumária do “31/12″ é poder verificar completamente a retrospectiva de toda e qualquer empresa, independente do ramo. Vale ressaltar que o foco de uma análise muda conforme o interesse.


Maria Gabriela Pereira. (http://www.monitorfinanceiro.net/)

Glossário

*Análise de Balanço: É a arte de extrair relações úteis para o objetivo econômico que se tem em mente, dos relatórios contábeis tradicionais e de suas extensões de detalhamento, se for o caso.

*Balanço Patrimonial: O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.

*Dado: Uma sequência de símbolos quantificados ou quantificáveis. Ex: Balanço Patrimonial.

*Informação: É uma abstração informal que representa que algo significativo para alguém.

*Ativo: Termo que determina propriedades ou itens de valor possuídos por uma empresa ou pessoa. No caso das empresas, representa todos os itens (caixa, estoques, créditos, imóveis, equipamentos, investimentos, etc.) que a empresa possui e que estão contabilizados em seu balanço patrimonial. Em geral, os ativos de uma empresa são alocados em três categorias, de acordo com a sua liquidez e duração (ativo circulante, realizável no longo prazo e permanente). O total de ativos de uma empresa equivale à soma dos seus passivos e de seu patrimônio líquido.

*Ativo Imobilizado: Composto da soma dos bens tangíveis utilizados nas atividades operacionais da empresa e que não devem ser convertidos em dinheiro, ou consumidos no curso das atividades da empresa (ex. imóveis, maquinário, equipamento, terrenos etc.).

*Ativo Permanente: reflete a soma dos ativos imobilizados (imóveis, maquinário etc.) e dos investimentos de longo prazo (participações em empresas coligadas etc.) de uma empresa.

*Rentabilidade: Termo usado para expressar a valorização (ou desvalorização) de um determinado investimento em termos percentuais, alguns analistas usam o termo retorno ao invés de rentabilidade.

*Resultado Bruto: Indicador que faz parte do demonstrativo de resultado de uma empresa, e que é determinado como sendo o lucro obtido pela empresa depois de se deduzir da receita líquida de vendas o custo de mercadorias vendidas. No caso dos bancos também pode se referir ao resultado bruto de intermediação financeira.

*Resultado Operacional: Indicador que faz parte do demonstrativo de resultado de uma empresa, e que é determinado como sendo o lucro obtido pela empresa depois de se deduzir da receita líquida de vendas o custo de mercadoria vendida, as despesas de pessoal, as despesas administrativas, as despesas financeiras e outras despesas operacionais.Trata-se de um conceito mais utilizado para empresas não financeiras.

*ROI - Retorno do Investimento: Indicador usado na análise de projetos, que é calculado dividindo-se o ganho obtido com o projeto sobre o montante aplicado neste projeto. Na área de marketing, refere-se ao retorno em termos de vendas sobre o investimento em propaganda, publicidade, anúncios.

*Liquidez: Liquidez: É um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca da economia.

*Endividamento: Como o mesmo nome diz e o garu do aumento das dividas de uma pessoa, de empresa ou de governo.

*Rentabilidade: Medida relativa entre o lucro obtido e o capital empregado para obtê-lo.

*Econômica: Refere-se ao lucro, no sentido dinâmico e ao PL, sob. Acepção estática.

*Financeira: Refere-se a dinheiro. . Dinamicamente representa a variação de caixa.

*Análise Vertical: Permite visualizar do lado do passivo a parcela de participação de cada fonte de recursos, isto é, de capital de terceiros e de capital próprio. Exemplo: saber a representatividade do ativo imobilizado em relação ao total do ativo permanente.

*Análise Horizontal: Denotar o crescimento de itens do balanço e das demonstrações de resultados (bem como de outros demonstrativos) através de períodos, a fim de caracterizar tendências.

Questionário sobre Análise de Balanço

1.O que é análise de balanços?
É uma análise que tem como objetivo extrair informações dos relatórios gerados pela contabilidade financeira, para a tomada de decisão, ou seja, através da análise das demonstrações ela passa aos gestores como anda a situação econômica e financeira da empresa em análise.

2.Qual a diferença entre dado e informação?
Através do estudo dos dados conseguimos gerar uma informação. No caso da análise de balanço os dados analisados são passados aos gestores em forma de informações para auxiliar na tomada de decisões.

3.Qual o papel do parecer da auditoria?
Os auditores trabalham em cima das informações geradas pelos contadores, depois da análise das informações é gerado um parecer muitas vezes com ressalvas, esses parecer trazem transparência para as pessoas ou empresas interessadas na situação da empresa.

4.Que relação se pode estabelecer entre a Contabilidade e a Análise de Balanços?
“A análise de balanço começa quando termina a Contabilidade”, ou seja, depois dos contadores realizarem o trabalho com os dados gerando as informações, começa a análise de balanços usando métodos para trabalhar as informações

5.Relacione os principais usuários da Análise de Balanços.
É utilizada por Contadores, Administradores, Gestores, Acionistas, Bancos, Governo, entre outros.

6.Quais as etapas básicas do processo de análise de balanços?
Escolha dos Indicadores> Comparações com Padrões> Diagnóstico Conclusões> Tomada de Decisões.

7.O que mostra a análise vertical?
Permite visualizar do lado do passivo a parcela de participação de cada fonte de recursos, isto é, de capital de terceiros e de capital próprio. Exemplo: saber a representatividade do ativo imobilizado em relação ao total do ativo permanente.

8.O que mostra a análise horizontal?
Denotar o crescimento de itens do balanço e das demonstrações de resultados (bem como de outros demonstrativos) através de períodos, a fim de caracterizar tendências.

9.O que mostra a análise por quocientes?
A análise por quocientes tem como objetivo verificar a situação Econômica e Financeira da empresa, ela é dividida em cinco índices: Liquidez, Endividamento, Estrutura, Rentabilidade, Atividade.

10.Qual a diferença entre Lucro Operacional e Lucro Líquido?
O lucro Operacional é obtido através da diferença entre lucro bruto e as despesas operacionais e o Lucro Líquido e a sobra líquida à disposição dos proprietários (sócios e acionistas).

11.Qual a diferença entre uma análise econômica e uma análise financeira?
A Análise Financeira refere-se a dinheiro. Dinamicamente, representa a variação de Caixa, já a Análise Econômica refere-se a Lucro, no sentido dinâmico e ao PL, sob a acepção estática.

12.Qual o produto final da Análise de Balanços?
Depois da análise do balanço patrimonial através de técnicas estudadas na matéria e lavrado relatório contábil, nesse relatório deve conter informações como Situação Financeira da Empresa, e econômica da empresa, desempenho, pontos fortes e fracos, tendências e Perspectivas, quadro evolutiva, aplicações de recursos, rentabilidade, erros da administração entre outros.

13.Comente: “Análise de Balanços versus Contabilidade Criativa”.
A análise de balanço gera um relatório que informa a situação da empresa de forma objetiva, ou seja mostra qual foi o resultado real e direto da análise. Já a contabilidade Criativa apresenta esse relatório de forma mais “apresentável” afim de melhorar a imagem da empresa! Mas essa contabilidade criativa traz alterações consideráveis aos demonstrativos da empresa podendo levar ao prejuízo.

14.Quais empresas são obrigadas a fazer a Análise de Balanços anual?
As empresas que são obrigadas são as Sociedades Anônimas, essas empresas são de capital aberto e a Análise de Balanço anual e obrigatória para que os acionistas possam saber como anda a saúde econômica e financeira da empresa na qual esta investindo seu dinheiro.

15.Quanto vale o Capital Humano de uma empresa?
O Capital Humano de grande importância nas organizações ele e composto pelas pessoas que trabalham na empresa que geram lucro que buscam clientes, enfim quem realmente faz a coisa funcionar. Ou seja e o valor que cada individuo tem na organização.

16.Oque é o Balanço Social?
O balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa.

17.Qual a diferença entre Auditoria e Análise de Balanços?
Análise de balanços é através do cálculo e interpretação de indicadores de desempenho econômico-financeiro tais como liquidez, estrutura de capital e rentabilidade (ROA, ROI, EBITDA e EVA), e de utilização de outras técnicas tais como análises vertical, horizontal e setorial entre outras. A análise de balanços fornece subsídios para gerenciamento financeiro e operacional e a tomada de decisões da Empresa, enquanto a Auditoria tem função principal da Auditoria Contábil é de manifestar uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis de uma entidade, envolvendo todos os critérios adotados para sua elaboração, bem como todos os processos de registros e controles desenvolvidos internamente.

18.O que é contabilidade gerencial?
É uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios . De longa data os responsáveis pela gestão das empresas vem se convencendo que as informações contábeis são muito mais que apenas cálculos. Essas informação são de vital importância pra a tomada de decisões.

19.O que são indicadores não financeiros? Qual sua importância?
Trata-se de uma metodologia de mensuração do performance empresarial, base para o planejamento e execução da estratégia. Relativamente nova, criada em 1992 pelos professores de Harvard, Robert Kaplan e David Norton, essa metodologia tem atingido ótimos resultados e grau de satisfação em todo o mundo. São de grande importância e possível avaliar se a empresa está diminuindo a satisfação do consumidor ou executando bem outros pontos estratégicos, que no longo prazo afetarão os indicadores financeiros.

20.Qual a diferença entre análise fundamentalista e análise gráfica?
A Análise fundamentalista se baseia em avaliações econômico-financeiras das empresas. Normalmente é utilizada para aplicações de longo prazo - que olha para o futuro. Na análise gráfica, as decisões decorrem da visualização de gráficos, formando pelas cotações das ações (eixo vertical) em determinado período de tempo (eixo horizontal).

Análise do Hospital Mater Dei.





SITUAÇÃO FINANCEIRA:

A Mater Dei S.A. apresenta bons indicadores de liquidez, a empresa tem plena capacidade para liquidar suas dívidas tanto em curto prazo como em longo prazo. A liquidez seca teve um aumento em relação ao ano anterior reforçando ainda mais que a empresa não depende do estoque para honrar seus compromissos. A liquidez imediata é de 2,92 o que significa que para cada real de obrigações de curto prazo existem R$ 2,92 em caixa ou aplicações financeiras disponíveis de imediato para honrar suas obrigações e é importante frizar que todos os índices de liquidez sofreram um aumento significativo do ano de 2006 para o ano de 2007.
Os índices de endividamento também estão confortáveis; O ativo é financiado pelo capital de terceiros apenas em 23,61%, oque significa que para cada 100 reias colocados pelos proprietarios, terceiros contribuem com R$ 23,61 e 57,74% da divida da Mater Dei será exigida em curto prazo. A garantia de capital de terceiros é de 3,24 o que significa que para cada real colocado por terceiros na empresa, os proprietários fazem um investimento de R$ 3,24 que em relação ao ano de 2006 sofreu uma pequena queda, mas nada que preocupe a empresa.

As contas mais relevantes do Ativo são as “Aplicações Financeiras” (49.013) indica que a empresa tem a política de investir seu capital e a “Imobilizado” (35.062) pelo fato de se tratar de um hospital (aparelhos, equipamentos médicos cirurgicos, ferramentas e equipamentos, dentre outros). As duas principais contas do Ativo citadas tiveram um aumento significativo do ano de 2006 ao ano de 2007 que se deu pelo fato da Mater Dei reinvestir seu lucro acumulado dentro de suas atividades.
SITUAÇÃO ECONOMICA:


O Hospital Mater Dei S.A. tem uma situação econômica favorável e os indicadores de rentabilidade vêm crescendo em relação ao ano anterior. A rentabilidade do patrimônio líquido é de 13,23%, isso significa que para cada R$ 100,00 de capital próprio (PL), a empresa tem um retorno de R$ 13,23 (esse indicador cresceu 1,03% em relação a 2006). A rentabilidade do ativo é 10,11%, a cada 100 reais aplicados no ativo, houve uma lucratividade de R$ 10,11 (teve um acréscimo de 0,74%) e a margem líquida é de 12,66 % significa que para cada R$ 100 de faturamento líquido, a empresa obtém um lucro de R$ 12,66, esse foi o indicador que mais cresceu (1,60% de aumento). Já o giro do ativo é baixo, pois o objetivo da empresa é a prestação de serviços de Assistência Hospitalar, indicador este caiu 0,05 o que não prejudica pelo setor que a empresa atua..
O Hospital Mater Dei S.A. tem uma política de reinvestir os lucros em suas atividades, podemos observar claramente essa política, pois a mesma apresenta um lucro acumulado como a conta mais relevante do passivo, e mais importante ainda, aumentou R$ 12.310 em relação ao ano de 2006 e em relação ao ano de 2005 esse indicador é ainda mais gritante, subiu R$ 24.135. Lucro líquido passou de 10.238 para 12.794 no ano de 2007.
Podemos perceber então que a situação econômica do Hospital Mater Dei vem crescendo a cada ano.
Autor. Greeg Moura, 5º Período/ADM/UNA.














Sites Interessantes

www.bovespa.com.br/principal.asp
http://www.cvm.gov.br/
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www.concursos.com.br/provas/analisebalancos.htm